quarta-feira, 19 de março de 2014

Por aqui também há lugares bom de se descançar e conhecer.

10 lugares altos para conhecer no Brasil

Por Marina Machuca
O Brasil é um prato cheio para quem gosta de turismo nas alturas. Seus picos, montes e morros, espalhados por diversos estados, oferecem ao viajante que se aventura a alcançá-los paisagens indescritíveis. O desafio de percorrer trilhas, trechos íngremes e rotas praticamente inexploradas atrai muitos apaixonados por ecoturismo e esportes radicais.
O Guia do Turista selecionou 10 dos mais altos e incríveis destinos brasileiros que são de tirar o fôlego de qualquer turista. Confira!

Pico do Gavião - MG

Foto: Cleber Soares/Flickr
Localizado em Andradas, no sul de Minas Gerais, é um dos destinos mais procurados para a prática de voo livre, escalada e outros esportes radicais. A natureza é exuberante e inúmeros eventos esportivos e turísticos acontecem no local. O Pico do Gavião tem 1.663 metros de altitude.



Monte Roraima - RR

Foto: Raphael Motta/Flickr 
Na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, é um dos destinos mais procurados pelos turistas que desejam aventura e contato com uma natureza exótica. Longas caminhadas e trilhas que exigem condicionamento físico são características dessa aventura. São cerca de 2.810 metros de altitude.

Morro do Couto - MG/RJ

Foto: Isabel Rapôso/Flickr
Fica no Parque Nacional Itatiaia, situado na Serra da Mantiqueira . O parque é uma das maiores áreas de conservação ambiental do país. Cachoeiras, trilhas, poços para banho e fauna e flora exóticas proporcionam um encontro inesquecível com a natureza. O Morro do Couto pode ser alcançado em 2 horas de caminhada e, do seu topo, é possível visualizar outros picos do parque. O Morro do Couto está entre as dez maiores elevações rochosas brasileiras, com 2.680 metros de altitude

Pico Paraná - PR

Foto: C.L. Justen/Flickr 
Fica entre os municípios de Antonina e Campina Grande do Sul, na Região Sul do país. Para chegar ao cume, são cerca de sete horas de caminhada. Quem se aventura, tem a vista da Mata Atlântica e do litoral paranaense como recompensa. A Fazenda Pico Paraná oferece hospedagem, infraestrutura e informações aos turistas. Sua medida considerada oficial é de 1.877 metros de altitude.

Dedo de Deus - RJ

Foto: Rodrigo Soldon/Flickr 
O nome vem do contorno que se assemelha a uma mão apontando o dedo para o céu. Fica localizado na Serra do Mar, na zona territorial da cidade de Guapimirim. O pico tem 1.692 metros de altitude.
 

Pico da Neblina - AM

Foto: Waldemar Niclevicz
Localizado no norte do Amazonas, é o ponto mais alto do Brasil. Alcançá-lo é um verdadeiro desafio, já que são cerca de dez dias de expedição até o ponto culminante. O turista que deseja se aventurar deve estar preparado para muita neblina, insetos, caminhos íngremes e temperaturas baixas . Uma autorização da AYRCA(Associação Yanomami do Rio Cauaburís e Afluentes), documento liberado pelo presidente da associação, é necessária para dar início à aventura. A vista é certamente uma das mais surpreendentes, valendo a pena todo o esforço. São 2.993 metros de altitude.
 

Pico das Agulhas Negras - RJ

Foto: Fabricio Marvel/Flickr
Também localizado no Parque Nacional Itatiaia e o seu pico mais alto. As formas esculpidas pelo vento chamam a atenção e realmente lembram agulhas. Para explorá-lo, coragem, preparo físico e equilíbrio não podem faltar. É preciso atravessar agachado corredores estreitos e escalar trechos íngremes. A altitude é de 2.791 metros.
 

Pico da Bandeira - MG/ES

Foto: 1000dias/Flickr
Localizado no Parque Nacional do Caparaó, um dos destinos mais procurados pelos apaixonados por montanhismo e ecoturismo. A trilha que leva ao cume do pico é relativamente fácil, apesar de trechos com grande desnível. O acompanhamento de um guia é indispensável. Sua altitude é de 2.892 metros.
 

Pico 31 de Março - AM

Foto: EcoFórum Brasil/Flickr
Localizado na Serra do Imeri, na fronteira com a Venezuela, pode ser alcançado a partir do cume do Pico da Neblina, já que uma crista liga os dois em cerca de pouco mais de 600 metros. A vista dos rios é de tirar o fôlego. É o segundo ponto mais alto do Brasil, com 2.973 metros de altitude.

Pico dos 3 Estados

Foto: Freddy Duclerc/Flickr
Encontra-se na extremidade oriental da Serra Fina, uma seção da Serra da Mantiqueira. Alcançar o topo não é fácil, os caminhos são íngremes e repletos de rochas. A vista final, próxima das nuvens e em três estados ao mesmo tempo, faz com que todo o esforço seja recompensado. O Refúgio Serra Fina oferece hospedagem e orientação aos turistas. São 2.656 metros de altitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário