quinta-feira, 27 de março de 2014

este negocio de tirar água é um absurdo pelo que vejo, isto se acontecer vai mesmo interferir em impacto, só um boco pençaria nisto e olha quem???????????

Água está diminuindo na nascente do rio Paraíba do Sul, dizem vizinhos

Entre as serras da Bocaina e do Mar, no município de Cunha (a 231 km de São Paulo), nasce uma das partes do rio que é objeto de disputa entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Na mata fechada, um fio de água forma o rio Paraibuna, que junto ao Paraitinga forma o Paraíba do Sul.
A nascente do rio já passou por dias melhores, garantem os moradores da cidade.
"Em Cunha, onde você fura sai água, de maneira geral. Hoje, porém, não está mais assim", diz o aposentado Lourival Antero dos Santos, 80.
A auxiliar de serviços gerais, Benedita Aparecida, 49, vizinha da nascente do Paraibuna, diz que nunca viu tão pouca água no local. "Está bem mais seco que o normal", afirma.

Zanone Fraissat/Folhapress
Cachoeira dos Pimentas, em Cunha, onde nasce o rio Paraibuna, que dá origem ao rio Paraíba do Sul
Cachoeira dos Pimentas, em Cunha, onde nasce o rio Paraibuna, que dá origem ao rio Paraíba do Sul
Apesar de lamentar os efeitos da seca, ambos são a favor da transposição do Paraíba para abastecer São Paulo. "Se eles estão precisando, temos que ajudar no máximo que podemos", diz Benedita.
Já o guia e tecnólogo em meio ambiente Nilton Raposo de Mello, 43, morador de Cunha, é contra o projeto.
"Vai afetar o ecossistema da região. Cunha não vai sofrer, mas na região onde deve acontecer o projeto, o impacto existirá com certeza".
A transposição deve ser feita próximo à região da represa de Paraibuna e do reservatório do Jaguari, no Vale do Paraíba. A ideia é abastecer o sistema Cantareira, que está no nível mais crítico da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário