publicado em 08/12/2011 às 17h00:
Saiba como a crise na Europa vai
Saiba como a crise na Europa vai
afetar sua viagem e suas economias
Especialistas tranquilizam turistas e aconselham compra antecipada do euro
Raphael Hakime, do R7
Sean Gallup/06.01.2010/Getty Images
Economista afasta risco de extinção do euro, mas recomenda cautela ao guardar moeda em casa
O economista, conselheiro do Cofecon (Conselho Federal de Economia) e professor da PUC-SP Carlos Alberto Safatle tranquiliza os turistas e os pais que pretendem despachar os filhos para um período de estudos no exterior. Isso porque, segundo ele, “a possibilidade de extinção da zona do euro é quase zero”.
- Os países estão se rearranjando. O problema do mundo todo é a parte fiscal, é o descontrole de todos os governos, desde o brasileiro e o americano até os países da zona do euro. Os gastos públicos estão muito descontrolados, inclusive por causa da corrupção. Não tem com o que se preocupar porque o descontrole [fiscal] não vai chegar ao ponto da extinção do euro.
O economista da Tendências Consultoria Silvio Campos Neto explica que pode ocorrer a saída de um ou outro país da zona do euro, mas afasta a possibilidade de o euro perder a validade.
- O risco do fim do euro não existe, porque tem uma instituição sólida por trás do papel, que é o BCE [Banco Central Europeu], e países de reputação história como França e Alemanha. O que pode ter é uma mudança no valor da moeda, mas essa possibilidade sempre existiu.
Com isso, se a viagem para a Europa estiver marcada para os próximos meses, já vale a pena comprar a moeda para garantir um bom preço. Campos Neto afirma que "pode acontecer uma crise mais acentuada, o que provocaria um medo no mercado e, com o euro no centro do furacão, o real tende a se desvalorizar, o que afetaria negativamente quem precisa comprar moeda estrangeira".
- Nesse caso, quem precisa de moeda estrangeira nos próximos meses é melhor comprar agora para evitar riscos e concentrar a compra em um momento apenas, já que a cotação pode ficar desfavorável.
- Isso porque a turbulência na economia mundial está muito forte, está tudo muito instável. Eu nunca aplico em moedas e prefiro as ações e o mercado imobiliário. Nunca fiz essas transações em moeda estrangeira, sempre fico em território nacional.
Euro x dólar
Diante de toda a turbulência na zona do euro, por que não aproveitar a valorização do dólar no fim deste ano e fazer uma troca? Para o economista do Cofecon, a substituição não compensa porque o dólar não está tão melhor que o euro, já que oscilou muito nos últimos meses.
- Não tem alternativa: você vai sair do euro e vai para onde? Para o dólar. Sai do dólar e vai para onde? Volta para o euro. Fizeram uma experiência com o franco suíço, mas a economia suíça não é tão grande para suportar investidores do mundo inteiro. Daí, passaram para o ouro, que já chegou a US$ 1.700 a onça [R$ 3.078], ou seja, está bem especulado, mas o ouro é só a aplicação psicológica. Eu não recomendo esse tipo de especulação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário