Mistério no ar
Desvio pode ter sido programado no computador de bordo
Especialistas ouvidos pelo 'New York Times' opinam que a mudança de rota do voo MH370 foi feita no sistema computadorizado do avião, localizado na cabine
Parente de
passageiro a bordo do avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde o
último sábado (7), espera por notícias no Aeroporto Internacional de
Kuala Lumpur - Damir Sagolj/Reuters
Leia também:
China afasta suspeitas contra seus cidadãos no voo MH370
Avião desaparecido pode ter voado baixo para driblar radares
O sistema de controle computadorizado do voo conduz a aeronave de um ponto a outro de acordo com os dados introduzidos antes da decolagem. Nesse caso, no entanto, não está claro ainda se a rota foi reprogramada antes ou depois da decolagem da aeronave em Kuala Lumpur, explicaram os especialistas.
Na opinião dos investigadores consultados pelo NYT, o fato de que a rota possa ter sido modificada através do computador de bordo reforça a hipótese de que o desaparecimento do avião condiz com uma ação deliberada e põe o foco sobre o comandante e seu copiloto, já que parece improvável que um dos passageiros fosse capaz de operar o sistema computadorizado do Boeing.
A polícia da Malásia está investigando os pilotos e os engenheiros do avião e pediu para as agências de inteligência de países com passageiros a bordo para verificarem o histórico dos cidadãos em busca de possíveis ligações com atos terroristas. Nesta terça-feira, o governo chinês descartou qualquer ligação dos chineses a bordo com atividades terroristas – das 239 pessoas transportadas, 154 eram da China.
Reinaldo Azevedo:
O avião sumido, o que se escreveu aqui e a ação deliberada e criminosa
Ação deliberada – Funcionários do governo da Malásia afirmaram que a rota do avião foi deliberadamente alterada por alguém no Boeing menos de uma hora depois da decolagem e que duas peças vitais no equipamento de comunicação foram desligadas, permitindo que o avião voasse praticamente sem ser detectado. Nesta segunda-feira, surgiu uma nova hipótese levantada por pilotos de diversas companhias aéreas apontando que o avião desaparecido pode ter voado em baixas altitudes em rotas comerciais para escapar da identificação dos radares militares.
O desaparecimento do Boeing 777 da Malaysia Airlines
Saiba como o avião da Malaysia Airlines pode ser localizado
'Não é possível um piloto desligar todos os sistemas de comunicação', diz especialista
(Com Estadão Conteúdo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário