Bicicletas de aluguel viram arte nas ruas de Copenhague
Sistema moderno, desenvolvido por arquitetos suíços, facilita o empréstimo de bikes e ainda causa impacto estético no visual da cidade. Ideia é aumentar o número de ciclistas de 37% para 50% até 2015
Por Casa e Jardim Online
O sistema de aluguel de bicicletas, com estações
espalhadas por Copenhague
espalhadas por Copenhague
De acordo com informações enviadas a Casa e Jardim por Rafael Schmidt, diretor da empresa, se o plano se tornasse realidade, o número de ciclistas na capital da Dinamarca aumentaria de 37% para 50% até 2015. “Para isso, precisaríamos disponibilizar cerca de 25 mil bicicletas, o que demandaria aproximadamente 20 mil m² de espaço para armazenamento. Vimos um alto risco de sobrecarregar as praças, ruas e estações de Copenhague. Assim, nosso foco foi reduzir a poluição visual”, explica o documento.
BICICLETAS QUE FALAM
Design artístico, praticidade, integração à arquitetura urbana... O que mais os arquitetos poderiam fazer, para tornar o projeto ainda mais atrativo? A resposta é tecnologia. Equipadas com GPS e redes de internet, as bikes informam, minuto a minuto, o local em que estão posicionadas. Assim, o usuário pode se cadastrar pela internet e acompanhar pelo site se há ou não veículos disponíveis em cada um dos pontos de aluguel. “Elas também vêm com um motor elétrico e com uma bateria, recarregada nas próprias estações”, informa a empresa. O projeto foi premiado pelo Red Dot Design Awards em 2010, mas ainda não tem previsão de implantação.
As modernas bikes têm sistema de GPS e internet
O projeto foi premiado, mas ainda não tem previsão para se tornar realidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário