domingo, 19 de janeiro de 2014

Agora eu pergunto, quem manda nisto tudo o povo brasileiro que é muito burro e continua votando nisto ou eles que não estão nem aí para o povo......?????

domingo, 19 de janeiro de 2014
7:49 \ Brasil

O curioso caso do “clube de mães” responsável por obras de infraestrutura no Maranhão

Sem pedido de informação
No estado onde manda a família, um clube de mães pode tocar obras
No Maranhão dos Sarney um inusitado “clube” está capacitado a tocar obras de infraestrutura.
O governo Roseana firmou dois convênios em 2012, no valor de 3 milhões de reais, com o Clube das Mães Nossa Senhora das Graças para organizar a licitação e contratar a empresa que ficaria responsável por melhorias num caminho de acesso e no sistema de abastecimento de água

7:02 \ Governo

Passos de cágado

aeroportos regionais
Aeroporto Correia Pinto, em Santa Catarina
Na quinta-feira, completou um ano do discurso em que Dilma Rousseff prometeu “construir mais de 880 aeroportos regionais”. Depois, baixou a bola e prometeu 270 terminais. Até ontem, nenhum processo de licitação para esses aeroportos foi iniciado.
 
12:05 \ Brasil

Licitações precoces

Galeão: próxima concessão
Ordem inversa
Por mais estranho que pareça, a Infraero resolveu licitar as áreas comerciais dos aeroportos de Galeão e Confins antes mesmo da definição dos consórcios que vão administrá-los pelos próximos 25 e 30 anos, respectivamente – os leilões de concessão estão marcados para o fim do mês.
Os contratos firmados com a Infraero e os valores pagos pelos comerciantes, dizem as regras do edital, só serão repassados ao vencedor do leilão três meses depois da assinatura do contrato de concessão.
As licitações continuarão sendo feitas nesses noventa dias e só depois deles, e ainda sob supervisão da Infraero, o novo administrador terá sinal verde para renegociar preços, redefinir áreas e outras condições licitadas.
 

8:23 \ Governo

Menor preço, não

Em contato com o TCU
A cúpula do Ministério da Aviação Civil está convencida de que uma das principais razões para o processo de sucateamento e a baixa qualidade do serviço oferecido nos aeroportos brasileiros está no formato das licitações para escolha das empresas responsáveis por obras de manutenção e melhorias dos terminais.
Na avaliação dos comandantes da pasta, enquanto a seleção das empresas obedecer somente a saga pelo menor preço, obra sim, outra também, surgirão problemas e atrasos na entrega.
O próprio Moreira Franco vem defendendo junto ao TCU que, na fase de projetos, o quesito qualidade da proposta oferecida e o know how das empresas sejam mais determinantesa escolha da vencedora.

6:01 \ Congresso

Uma licitação por semana

430 licitações só no governo Lula
Um levantamento realizado pela CPI mista do Cachoeira na base de dados do governo federal, da Controladoria-Geral da União e do Tribunal de Contas da União traduz em números o fenômeno Delta no governo Lula. Entre 2003 e 2010, a empreiteira de Fernando Cavendish venceu 430 licitações, atingindo a impressionante média de uma obra conquistada na máquina federal a cada sete dias e um invejável faturamento de cerca de 5 bilhões de reais no período.

13:33 \ Congresso

Transmissão ao vivo

BBB do Zeca
O deputado Zeca Dirceu, que dispensa apresentações, apresentou projeto de lei na Câmara para instituir uma espécie de BBB das licitações no governo federal.
Pelo texto de Zeca, as concorrências públicas do governo seriam transmitidas ao vivo na internet, por meio do Portal da Transparência.
A regra valeria para todos os órgãos da máquina e só não seria aplicada nos processos licitatórios realizados por meio de pregões eletrônicos, que já ocorrem na Internet.
 
16:38 \ Economia

Lei de licitações

Regra para licitar
Adiado por um pedido de vista, o TCU deve retomar, na semana que vem, julgamento que pode alterar a maneira que a Corte de Contas analisa as licitações da Petrobrás.
Cansado de condenar a estatal e ver a punição suspensa pelo STF – o que já aconteceu 19 vezes – Raimundo Carreiro propôs que o TCU aceite o decreto presidencial que autoriza a empresa a fazer licitações simplificadas.
Até hoje, o TCU vem cobrando da Petrobras a utilização da Lei das Licitações, como faz para qualquer outra estatal ou ente governamental.
 
10:29 \ Brasil

Canetada suspeita

Na mira do TCU
Investigada no TCU por fraudes em contratos de organização de eventos na Anvisa, a FJ Produções teve ajuda direta de Agnelo Queiroz para obter repasses no órgão. Memorando interno da agência mostra que a FJ recebeu 107 000 reais, em agosto de 2009, para organizar um curso sobre “boas práticas na fabricação de medicamentos” na Diretoria de Inspeção, então chefiada por Agnelo.
À ocasião, o cerimonial da Anvisa estranhou o fato de os serviços de “filmagem” e de “edição de filmagem” custarem 74% do valor total do contrato (80 000 reais) e recomendou à diretoria que não pagasse por eles.
O que fez Agnelo? Ignorou a orientação técnica e assinou a liberação dos recursos. Os valores pagos nesse contrato são apenas uma parte da investigação no TCU. O tribunal apura prática de “jogo de planilha” (combinação de preços) em outros contratos da FJ. Ela faturou em 2009 cerca de 4,1 milhões de reais na Anvisa.
 
19:11 \ Congresso

Sem luz

Liderados por José Sarney, alguns senadores já começaram a defender mudanças no projeto que garante o sigilo das licitações das obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Beleza. Na Câmara, no entanto, o PT mantém a disposição de derrubar as emendas da oposição a fim de manter o polêmico texto que já foi aprovado.
 O link aqui.
 http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/tag/licitacoes/
 


domingo, 19 de janeiro de 2014
7:49 \ Brasil

O curioso caso do “clube de mães” responsável por obras de infraestrutura no Maranhão

Sem pedido de informação
No estado onde manda a família, um clube de mães pode tocar obras
No Maranhão dos Sarney um inusitado “clube” está capacitado a tocar obras de infraestrutura.
O governo Roseana firmou dois convênios em 2012, no valor de 3 milhões de reais, com o Clube das Mães Nossa Senhora das Graças para organizar a licitação e contratar a empresa que ficaria responsável por melhorias num caminho de acesso e no sistema de abastecimento de água.
Por Lauro Jardim
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
19:21 \ Brasil

Questão de coerência?

Pela extinção da CDH
Pela extinção da CDH
A frase de Edison Lobão Filho, que criticou os senadores da Comissão de Direitos Humanos (CDH) por terem manifestado preocupação com as condições em que vivem os detentos do Maranhão, não surpreendeu ninguém. Muito pelo contrário. A turma da CDH que esteve em São Luís viu coerência na postura de colega.
Além de ser aliadíssimo de Roseana Sarney, Lobão Filho já dera demonstrações de que não é de priorizar esse negócio de direitos humanos. Como relator da comissão formada para rever o regimento interno do Senado, Lobão apresentou uma proposta em que a Comissão de Direitos Humanos é extinta.
Lobão Filho defende a redução do número de comissão permanentes da Casa e sugeriu que as atribuições da CDH passassem ao guarda-chuva do colegiado de Assuntos Sociais.
Por Lauro Jardim
terça-feira, 7 de janeiro de 2014
12:28 \ Brasil

Final melancólico

Bárbarie na penitenciária
Barbarie na penitenciária
Com essa crise na segurança e nas penitenciárias do Maranhão, vai terminando melancolicamente o cinquentenário período da família Sarney no comando do estado.
Por Lauro Jardim
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
9:57 \ Brasil

Trocados a mais

Provocação de correligionários
Mais caro que no PAC 2
Na inauguração do Complexo Termelétrico do Parnaíba, da Eneva (ex-MPX), na quinta-feira, no Maranhão, Edison Lobão afirmou que a refinaria que será construída em Bacabeira (MA) demandará investimentos de 45 bilhões de reais
Só que, de acordo com o 8º Balanço do PAC 2, divulgado no mês passado, consta que a refinaria terá um custo total de 41 bilhões de reais.
Ou seja, entre o orçamento do Ministério do Planejamento e o de Lobão há uma diferença de 4 bilhões de reais. Mas quem se importa?

Por Lauro Jardim
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
10:29 \ Congresso

Questão de coerência

Chefe da gestão '90% honesta'
A convicção do senador João Alberto em votar contra a PEC dos Mensaleiros – que determina cassação de mandato automática de políticos condenados por crimes contra a administração pública – não chega a surpreender quem o conhece de longa data (Leia mais em: A ética do presidente).
Fraterno aliado do clã Sarney, João Alberto deu uma entrevista antológica logo após deixar o governo do Maranhão, na década de 90. Na ocasião, João Alberto fez uma auto-análise – para lá de generosa, dizem seus adversários – ao afirmar que seu governo havia sido “90% honesto”.
Por Lauro Jardim
terça-feira, 2 de julho de 2013
6:02 \ Brasil

Sempre cabem mais 156

Loteando colegiado do governo
Roseana Sarney anda mais atenta do que nunca ao interior de seu estado: numa canetada, arranjou um emprego para uma leva de candidatos derrotados nas últimas eleições.
O coração da mãe Roseana atende pelo pomposo nome de Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo (Congep).
Criado em 2007, o colegiado era composto inicialmente por secretários de estado e tinha como objetivo debater e apresentar alternativas de ações de governo. Com o passar do tempo, o número de integrantes cresceu, pulando para quarenta e, depois, cinquenta.
Não estava bom: no dia 24 de abril, Roseana decidiu arrumar espaço para abrigar mais 156 amigos de cidades do interior, ampliando para 206 o número de conselheiros do Congep. Entre eles, há uma penca de correligionários de Roseana, além de filiados a outros partidos.
Obviamente, a brincadeira não sai de graça. Cada um dos 206 representantes do colegiado recebe 5 800 reais por mês para dar as caras em uma reunião a cada trinta dias.
A justificativa do governo maranhense: “conselheiro trabalha todo dia no contato com a comunidade e na junção dos dados e informações de sua região que serão reunidos para discussão geral uma vez por mês nos encontros(…)”.
O árduo trabalho do Congep custará aos cofres estaduais aproximadamente 14 milhões de reais por ano. Suficiente para bancar 6 400 alunos ao longo de um ano, de acordo com o valor mínimo que deve ser gasto por estudante em 2013, estipulado pelo MEC.
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 20 de junho de 2013
18:03 \ Brasil

Do Amapá ao Maranhão

Lembrado em dois estados
José Sarney não sai da cabeça do povo do Amapá nem do maranhense. Tanto nas manifestações em Macapá quanto em São Luís, a multidão pediu efusivamente: “Fora, Sarney; Fora, Sarney”
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 2 de maio de 2013
6:01 \ Judiciário

Acordo com empreiteira

Pagamento de precatório
Está no gabinete de Roseana Sarney um acordo judicial feito entre Procuradoria-Geral do Maranhão e a Mendes Júnior.
Se assinado por Roseana, o acordo viabilizará o pagamento de um precatório de 700 milhões de reais para a construtora.
Deputados da oposição no Maranhão tentarão aprovar na Assembleia a convocação de um representante da Secretaria de Planejamento do estado e um da Procuradoria-Geral.
A oposição alega que o pagamento para a Mendes Junior vai furar a fila dos precatórios.
(Atualização às 16h33: A assessoria de Roseana Sarney entra em contato para informar que a governadora não assinará o acordo por considerar o valor a ser pago muito alto. Diz ainda que ela quer seguir com negociações para tentar baixar o valor da dívida, que se arrasta desde 1985).
Por Lauro Jardim
domingo, 28 de abril de 2013
10:30 \ Brasil

Longe da escola

Situação preocupante
Um levantamento feito pelo Instituto Avante Brasil, especializado no estudo da violência no país, entre 2008 e 2012 traz dados nada animadores sobre a educação no sistema penitenciário brasileiro. São pouquíssimos os presos estudando.
No estado com a maior atividade, Pernambuco, a cada 1000 presidiários, somente 191 estão tendo aulas. Espírito Santo e Rondônia completam o pódio. Na outra ponta da tabela da ressocialização está o Maranhão, com 22 estudantes para cada 1000 presos.
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 18 de abril de 2013
23:42 \ Judiciário

Sarney de fora

Sem nome na porta
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região não aceitou recurso da União e manteve decisão que ordenou a retirada da inscrição Fórum José Sarney da fachada do prédio sede do TRT no Maranhão.
No recurso a União alegou que retirar as letras não seria algo simples, pois um novo projeto para a fachada do prédio precisaria ser feito e os gastos com a minirreforma extrapolariam o limite de dispensa de licitação.
Os desembargadores do TRF, contudo, disseram que ninguém alí estava discutindo a reforma da fachada, mas sim o cumprimento da Constituição, que proíbe a promoção pessoal de políticos vivos.
Por unanimidade o TRF manteve a retirada do letreiro.
Por Lauro Jardim
terça-feira, 16 de abril de 2013
6:02 \ Congresso

Passadinha no domicílio eleitoral

Alvo de críticas
José Sarney resolveu deixar o Maranhão uns dias para dar as caras no Amapá, no início deste mês. A aparição – rara, segundo os políticos locais – deu margens às mais variadas provocações no Congresso.
Diz um parlamentar amapaense:
- Para aparecer, assim, depois de tanto tempo e do nada, só pode estar pensando em usar o Amapá para candidatar-se ao Senado. De novo.
Por Lauro Jardim
sexta-feira, 12 de abril de 2013
16:33 \ Governo

O avião de Roseana

Sem pedido de informação
Após receber uma denúncia dando conta que Roseana Sarney estaria mascarando a compra de um jatinho através de um contrato de prestação de serviços entre a PMR Táxi Aéreo e o governo do Maranhão, o deputado estadual Rubens Junior resolveu investigar a situação.
De acordo com Rubens, o fato da empresa ter recebido diversos pagamentos mensais no valor de 819 000 reais pode até não ser prova suficiente para acusar Sarney sobre a compra, mas, no mínimo revelaria algum tipo de irregularidade, uma vez que um valor fixo era pago com o avião saindo ou não do chão.
Para esclarecer o assunto, Junior tentou aprovar na Assembleia Legislativa um pedido de informações para que Roseana detalhasse a história do jatinho.
Para investigar o caso, contudo, não conseguiu o apoio da maioria dos deputados. Longe disso, de 42 parlamentares estaduais, só oito concordaram com o pedido de informações.
Por Lauro Jardim
16:32 \ Governo

Defesa inusitada

Situação lamentável
Após o Fantástico revelar o uso de caminhões limpa-fossa carregados de água com fezes para apagar incêndios em Babacal, no interior do Maranhão, o vice-líder do governo, deputado estadual Magno Bacelar, subiu à Tribuna da Assembleia para fazer a inusitada defesa da ação:
- É claro que nós ficamos entristecidos, porque fogo dói e as fezes naturalmente (têm) o odor. Mas, meus amigos, não tinha alternativa, você preferia morrer queimado, ou jogar um líquido contaminado?
Por Lauro Jardim
terça-feira, 9 de abril de 2013
15:31 \ Congresso

Vem conosco, Sarney

Alvo do apelo
Camilo Capiberibe, governador do Amapá, despencou-se rumo a Brasília hoje para acompanhar a votação das novas regras de partilha do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Mas a missão de Capiberibe vai além de marcar presença e é mais árdua do que a anunciada: lembrar José Sarney de que ele foi eleito senador pelo Amapá, não pelo Maranhão, estado governado por Roseana Sarney.
Durante a discussão do FPE na semana passada, Sarney defendeu veementemente que o projeto fosse colocado em votação o quanto antes, embora seus colegas de bancada brigassem para adiar a apreciação.
Lógico, nos moldes propostos, o Amapá perderá receita e o Maranhão ganhará.
Por Lauro Jardim
segunda-feira, 4 de março de 2013
15:21 \ Partidos

Crise de identidade

Olhos para o Maranhão
Quando tem uma oportunidade, José Sarney também não ajuda a calar quem lhe acusa de trabalhar para o Maranhão, seu feudo eleitoral, em vez de se preocupar com o Amapá, estado por onde foi eleito senador.
Na convenção nacional do PMDB, cada filiado assinava uma lista, de acordo com o estado que representava. Sarney teve o único ato falho que não poderia ter: entrou na fila dos políticos do Maranhão e só se deu conta do equívoco quando foi lembrado de que ali não era seu lugar.
Por Lauro Jardim
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
10:34 \ Brasil

O clã e o novato

Guerra aberta
O clima entre Roseana Sarney e o prefeito-eleito de São, Luís Edivaldo Holanda, é o pior possível. Os dois principais mandatários maranhenses do momento vivem às turras desde que Edivaldo tomou posse. O motivo, curto e grosso: 2014.
Edivaldo derrotou o candidato do clã Sarney à prefeitura da capital e, para piorar, é aliado de Flavio Dino, que não pensa em outra coisa a não ser ocupar o posto que hoje é de Roseana. A guerra está só começando…
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
19:02 \ Congresso

Sarney, o maranhense

Sarney: eleito pelo Ampá
Quem viu o empenho de José Sarney para que o projeto de Walter Pinheiro de redivisão do Fundo de Participação dos Estados (FPE) fosse votado esta semana deve ter se enganado, achando que ele foi eleito senador pelo Maranhão.
A proposta do baiano Pinheiro beneficia, principalmente, o próprio estado e o Maranhão.
Álvaro Dias e Randolfe Rodrigues, que, assim como Sarney, é representante do Amapá, agiram para obstruir a votação.
Neste momento, Sarney já havia deixado a Mesa Diretora para evitar o constrangimento de ter que defender interesses contrários aos do Amapá. A tramitação acabou não indo adiante.
Por Lauro Jardim
terça-feira, 25 de setembro de 2012

Em campanha

Na terra da família Sarney
De olho no projeto eleitoral do PCdoB para o governo do Maranhão em 2014, Aldo Rebelo viajará a São Luis no sábado que vem para apoiar a campanha do candidato de Flávio Dino na disputa pela prefeitura da capital. Dino tirou férias da Embratur para tentar eleger Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e derrotar o candidato da família Sarney, o petista Washington Luiz.
Por Lauro Jardim
segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sarney e o eleitorado

Sarney: ainda é pop
Além de Michel Temer e dos ministros do governo, o PMDB pretende usar também a imagem de José Sarney na TV para conquistar votos nas disputadas por prefeituras país afora.
Para quem pensa que a imagem eleitoral de Sarney rende votos apenas no Maranhão, a cúpula peemedebista diz que já recebeu pedidos de candidatos a prefeito de quase todos os estados para que Sarney grave depoimentos para o horário eleitoral gratuito.
Por Lauro Jardim
terça-feira, 10 de julho de 2012
8:03 \ Judiciário

São Luís e Teresina

Preparação para as eleições
Cármen Lúcia viaja hoje para São Luís do Maranhão e Teresina (PI). A viagem faz parte de sua caravana que pretende alcançar todos os TREs do país antes da eleição.
A escolha dos dois municípios, contudo, não foi ao acaso. Nas duas cidades a mobilização de servidores grevistas durante a semana de registro de candidaturas foi intensa.
Por Lauro Jardim
sexta-feira, 25 de maio de 2012
18:06 \ Congresso

Pedro Novais e o “pepino” da CPI

"Pepino maior que o meu"
O ex-ministro do Turismo Pedro Novais (aquele que gastou dinheiro da Câmara em um motel do Maranhão) encontrou Odair Cunha anteontem no cafezinho da Câmara e resolveu puxar assunto sobre as dificuldades de Cunha como relator da CPI mista do Cachoeira:
– Que pepino você pegou, hein? Esse pepino é muito maior que o meu lá no ministério…
Odair concordou.
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 17 de maio de 2012
11:09 \ Congresso

Ritmo intenso de progresso?

Discurso na tribuna
Do deputado Zequinha Sarney em discurso na tribuna da Câmara, ontem à tarde:
– O que experimentamos no Maranhão é um ritmo intenso de progresso.
Um deputado fanfarrão sentado ao fundo do plenário não resistiu:
– Ele está falando do mesmo Maranhão da Roseana?
Por Lauro Jardim
segunda-feira, 26 de março de 2012
11:34 \ Judiciário

Quem tem medo do CNJ?

PPP's em debate
Tirando as inspeções de Eliana Calmon, conselheiros do CNJ têm dito por aí que somente os tribunais pequenos temem o órgão.
Durante a semana passada, após a notícia de que fóruns em São Paulo seriam construídos com parcerias público privadas – algo que tem sua legalidade debatida pelo CNJ – um conselheiro reclamou:
- Você vê como é: o Maranhão quer fazer as PPP’s, mas fica com medo e envia consulta para o CNJ. Quando o caso é em São Paulo, eles anunciam 250 milhões de reais e a gente descobre pela imprensa. Parece que só tribunal pequeno tem medo do CNJ.
Por Lauro Jardim
sexta-feira, 16 de março de 2012
12:21 \ Congresso

Obstáculos no caminho

Lobinho não quer sair do Senado
Apesar do aviso, os peemedebistas rebelados avaliam que Edison Lobão tem uma série de fatores a analisar antes de pensar em ser presidente do Senado. Diz um peemedebista:
– O Lobão vai largar o ministério para ser candidato? Vai brigar com o Lobinho, que não quer nem pensar em sair do Senado? Vai aparecer aqui para disputar no voto com a gente? Duvido que ele cometa esse erro.
Lobinho vem a ser Lobão Filho, suplente de Lobão, que não quer nem ouvir falar em sair do Senado para voltar ao Maranhão.
Por Lauro Jardim
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
13:36 \ Governo

Flávio e Gastão

Ao contrário do que se imaginava inicialmente, as relações entre os maranhenses Gastão Vieira e Flávio Dino são boas.
Por Lauro Jardim
quarta-feira, 27 de julho de 2011
13:04 \ Economia

Ficou tudo por isso mesmo

Dois meses depois de ter sido condenado pelo Tribunal de Justiça a mandar para o espaço a exclusividade dos empréstimos consignados ofertados aos 200 000 servidores baianos, o governo Jaques Wagner continua se recusando a cumprir a determinação. Seu governo mantém, portanto, a exclusividade dada ao Banco do Brasil.
O governo baiano até recorreu de um dos processos – eram dois. Mas em relação à demanda da Associação Brasileira de Bancos, deixou rolar. Nem recorreu, nem acatou a determinação judicial.
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 16 de junho de 2011
17:23 \ Governo

Pedro Novais: em causa própria

Pedro Novais assinou um convênio com Roseana Sarney para liberar 2,86 milhões de reais para a restauração de um prédio histórico localizado em São Luís. E daí? Daí que Pedro Novais, deputado licenciado pelo PMDB do Maranhão, foi indicado para o Ministério do Turismo por José Sarney.
Por Lauro Jardim
terça-feira, 31 de maio de 2011
6:29 \ Cultura

Puxão de orelhas

A direção de jornalismo da Record puxou ontem a orelha da afiliada maranhense que levou ao ar na semana passada uma insólita reportagem: a do concurso de beleza no interior do Maranhão intitulado A Noite da Xoxota Louca. O vídeo com a reportagem bombou no You Tube, com mais de 2 milhões de acessos. Aviso aos navegantes: é uma reportagem grotesca, mas nem de leve pornográfica como sugere o inacreditável título. Se tiver estômago, veja aqui.
Por Lauro Jardim
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
15:27 \ Judiciário

BB garantido no Maranhão

Ari Pargendler garantiu ao Banco do Brasil que mantenha a exclusividade na concessão de empréstimos consignados a servidores públicos do Maranhão. O presidente do STJ suspendeu os efeitos de uma liminar do TJ estadual que liberava os funcionários a tomarem empréstimos em outros bancos.
A propósito, não tem tido muita sobrevida as liminares na Justiça estadual obtidas por associação de servidores de outros estados derrubando a exclusividade do BB. Quando os estados vão ao STJ, a vitória é certa.
O tribunal superior já tem decisões da Corte Especial – o principal colegiado – favoráveis à prática. Derrotados anteriormente, ao menos os estados de Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba e a capital paulista mantiveram o banco estatal.
Tampouco tem adiantado recorrer ao Supremo: é o STJ quem dá a última palavra para esse tipo de matéria, que, em tese, não seria de natureza constitucional.
Por Lauro Jardim
sábado, 18 de dezembro de 2010
0:32 \ Governo

Em outra sintonia

À moda antiga  - Novais: um ministro da tribo dos sem-celular
Aos 80 anos, Pedro Novais, o novo ministro do Turismo, é um político à moda antiga. Não tem telefone celular. Tampouco conta com os serviços de uma assessoria de imprensa.  Eleito pelo Maranhão, mora no Rio de Janeiro.

o link
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/tag/maranhao/

domingo, 19 de janeiro de 2014
7:49 \ Brasil

O curioso caso do “clube de mães” responsável por obras de infraestrutura no Maranhão

Sem pedido de informação
No estado onde manda a família, um clube de mães pode tocar obras
No Maranhão dos Sarney um inusitado “clube” está capacitado a tocar obras de infraestrutura.
O governo Roseana firmou dois convênios em 2012, no valor de 3 milhões de reais, com o Clube das Mães Nossa Senhora das Graças para organizar a licitação e contratar a empresa que ficaria responsável por melhorias num caminho de acesso e no sistema de abastecimento de água.
Por Lauro Jardim
terça-feira, 2 de julho de 2013
6:02 \ Brasil

Sempre cabem mais 156

Loteando colegiado do governo
Roseana Sarney anda mais atenta do que nunca ao interior de seu estado: numa canetada, arranjou um emprego para uma leva de candidatos derrotados nas últimas eleições.
O coração da mãe Roseana atende pelo pomposo nome de Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo (Congep).
Criado em 2007, o colegiado era composto inicialmente por secretários de estado e tinha como objetivo debater e apresentar alternativas de ações de governo. Com o passar do tempo, o número de integrantes cresceu, pulando para quarenta e, depois, cinquenta.
Não estava bom: no dia 24 de abril, Roseana decidiu arrumar espaço para abrigar mais 156 amigos de cidades do interior, ampliando para 206 o número de conselheiros do Congep. Entre eles, há uma penca de correligionários de Roseana, além de filiados a outros partidos.
Obviamente, a brincadeira não sai de graça. Cada um dos 206 representantes do colegiado recebe 5 800 reais por mês para dar as caras em uma reunião a cada trinta dias.
A justificativa do governo maranhense: “conselheiro trabalha todo dia no contato com a comunidade e na junção dos dados e informações de sua região que serão reunidos para discussão geral uma vez por mês nos encontros(…)”.
O árduo trabalho do Congep custará aos cofres estaduais aproximadamente 14 milhões de reais por ano. Suficiente para bancar 6 400 alunos ao longo de um ano, de acordo com o valor mínimo que deve ser gasto por estudante em 2013, estipulado pelo MEC.
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 2 de maio de 2013
6:01 \ Judiciário

Acordo com empreiteira

Pagamento de precatório
Está no gabinete de Roseana Sarney um acordo judicial feito entre Procuradoria-Geral do Maranhão e a Mendes Júnior.
Se assinado por Roseana, o acordo viabilizará o pagamento de um precatório de 700 milhões de reais para a construtora.
Deputados da oposição no Maranhão tentarão aprovar na Assembleia a convocação de um representante da Secretaria de Planejamento do estado e um da Procuradoria-Geral.
A oposição alega que o pagamento para a Mendes Junior vai furar a fila dos precatórios.
(Atualização às 16h33: A assessoria de Roseana Sarney entra em contato para informar que a governadora não assinará o acordo por considerar o valor a ser pago muito alto. Diz ainda que ela quer seguir com negociações para tentar baixar o valor da dívida, que se arrasta desde 1985).
Por Lauro Jardim
segunda-feira, 15 de abril de 2013
20:18 \ Governo

Não viaja

Piada pronta
Gastão Vieira aproveitou uma agenda de Garibaldi Alves com Roseana Sarney para aparecer bem na foto no interior do Maranhão, seu reduto eleitoral, hoje de manhã.
Veira acompanhou a dupla no evento de inauguração de uma agência do INSS na cidade de Timbiras. O que o ministro do Turismo tem a ver com Previdência Social? Nada.
Mas isso é o de menos. Tanto é que o twitter do ministério foi amplamente usado na divulgação da agenda de Gastão Vieira, republicando as mensagens que o governo do Maranhão soltava na rede social. Aí é que mora o perigo.
Ao falar sobre o benefício da instalação da agência do INSS na cidade, Gastão Vieira deixou uma frase do tipo piada pronta. Comemorou o ministro do Turismo (!):
- A importância desta agência em Timbiras é muito grande, pois agora ninguém mais precisa se deslocar.
Por Lauro Jardim
sexta-feira, 12 de abril de 2013
16:33 \ Governo

O avião de Roseana

Sem pedido de informação
Após receber uma denúncia dando conta que Roseana Sarney estaria mascarando a compra de um jatinho através de um contrato de prestação de serviços entre a PMR Táxi Aéreo e o governo do Maranhão, o deputado estadual Rubens Junior resolveu investigar a situação.
De acordo com Rubens, o fato da empresa ter recebido diversos pagamentos mensais no valor de 819 000 reais pode até não ser prova suficiente para acusar Sarney sobre a compra, mas, no mínimo revelaria algum tipo de irregularidade, uma vez que um valor fixo era pago com o avião saindo ou não do chão.
Para esclarecer o assunto, Junior tentou aprovar na Assembleia Legislativa um pedido de informações para que Roseana detalhasse a história do jatinho.
Para investigar o caso, contudo, não conseguiu o apoio da maioria dos deputados. Longe disso, de 42 parlamentares estaduais, só oito concordaram com o pedido de informações.
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 4 de abril de 2013
14:31 \ Judiciário

Longe de Roseana

Advogou para uma das partes
Dez entre dez advogados que atuam no TSE dão como certo que Luciana Lóssio se julgará impedida nos dois processos que pedem a cassação de Roseana Sarney.
Lóssio, que se efetivou no TSE em fevereiro, foi advogada de Roseana no processo que culminou na cassação de Jackson Lago e que levou a filha de José Sarney ao Palácio dos Leões.
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 14 de março de 2013
14:28 \ Congresso

Collor irritado

Impeachment de Gurgel
Quem não gostou nada do pedido de impeachment (Leia em Mais dor de cabeça) feito por um ex-secretário de Jackson Lago contra Roberto Gurgel foi Fernando Collor.
Avalia que, por envolver o nome de Roseana Sarney, José Sarney trabalhará para que o pedido não caminhe ou para que seja arquivado pelo Senado.
Isso acabará por criar um efeito colateral. Se o pedido de impeachment feito pela turma de Lago não pode prosperar, pela lógica, o feito por Collor também não.
Por Lauro Jardim
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
10:34 \ Brasil

O clã e o novato

Guerra aberta
O clima entre Roseana Sarney e o prefeito-eleito de São, Luís Edivaldo Holanda, é o pior possível. Os dois principais mandatários maranhenses do momento vivem às turras desde que Edivaldo tomou posse. O motivo, curto e grosso: 2014.
Edivaldo derrotou o candidato do clã Sarney à prefeitura da capital e, para piorar, é aliado de Flavio Dino, que não pensa em outra coisa a não ser ocupar o posto que hoje é de Roseana. A guerra está só começando…
Por Lauro Jardim
segunda-feira, 22 de outubro de 2012

No tapetão

Ligações delicadas
A vida não anda mesmo fácil para os institutos de pesquisa. Mas nem sempre a escorregada é deles.
A pedido do prefeito e candidato à reeleição, o tucano João Castelo, o TRE do Maranhão suspendeu a divulgação de uma pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de São Luis feita pelo DataM, do jornal O Imparcial. Até aí, beleza, está no papel dele.
Estaria, se o juiz responsável pela decisão não fosse Sérgio Muniz. O magistrado é filho do secretário-adjunto da Casa Civil do governo Roseana Sarney, Antonio José Muniz.
O clã Sarney, embora tenha declarado publicamente ter optado pela neutralidade, apoia Castelo, que vem aparecendo constantemente atrás do adversário, Edivaldo de Holanda (PTC), nos levantamentos do DataM.
O instituto foi um dos poucos a acertar o resultado do primeiro turno, quando cravou Edivaldo à frente de Castelo.
Por Lauro Jardim
segunda-feira, 7 de maio de 2012
14:23 \ Congresso

Quebra pau

"Governadora, não venha me chamar de moleque"
Aliado de primeira hora da família Sarney no Maranhão, o deputado Chiquinho Escórcio estava enfurecido com uma certa “governadora” nesta manhã. Já ao final da homenagem a Roberto Dinamite, no plenário da Câmara, Escórcio se recolheu a um canto do plenário para falar ao celular e travou o seguinte diálogo:
- Governadora, não venha me chamar de moleque. O seu secretário é que é um vagabundo safado. Se tem uma pessoa que defende o seu governo, essa pessoa sou eu. Tenho muito respeito pelo seu governo, mas ninguém vai pisar em mim.
Segundo Escórcio, o “vagabundo safado” em questão é Max Barros, o secretário de Infraestrutura do governo de Roseana Sarney que, nas palavras de Escórcio, “está mexendo com todo o pessoal meu, está pisando em mim”. Quem entende da política maranhense, diz que Barros caiu em desgraça com Escórcio por não encaminhar seus pleitos no governo. A governadora dispensa apresentações.
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
18:55 \ Judiciário

Coisas que só acontecem no Maranhão

Coisas do Maranhão
É mais uma dessas histórias que só acontecem no Maranhão da família Sarney. Passada a eleição para o governo maranhense, em dezembro de 2010, o ex-governador José Reinaldo foi ao TSE pedir a cassação de Roseana por abuso de poder político e econômico. O caso foi parar nas mãos do ministro Arnaldo Versiani que, seguindo a liturgia da Justiça Eleitoral, expediu carta de ordem para que o TRE maranhense intimasse a governadora.
Por uma dessas coisas que só acontecem no Maranhão, o tribunal levou quatro meses para conseguir localizar e citar Roseana que, obviamente, estava no Palácio dos Leões. Quando conseguiu, coube novamente a Versiani solicitar ao TRE que ouvisse dez testemunhas de defesa da governadora. Em agosto de 2011, a tarefa foi delegada ao juiz Sérgio Muniz, que deveria ter se declarado impedido de realizar a tarefa, uma vez que é filho do secretário adjunto da Casa Civil de Roseana, Antonio Muniz.
Pois Sérgio não só aceitou o caso como permaneceu sentado sobre o pedido de Versiani por 58 dos sessenta dias de prazo para colher os depoimentos. No penúltimo dia, Sérgio devolveu a carta de ordem a Versiani solicitando mais sessenta dias de prazo e novos documentos para realizar a audiência.
Quando os documentos chegaram, o mandato de Sérgio no TRE maranhense havia terminado e o caso foi então delegado ao juiz federal Nelson Loureiro, que deu andamento imediato ao pedido, marcando a audiência das testemunhas de Roseana para esta sexta-feira. Na semana passada, porém, os advogados de Roseana entraram com recurso pedindo que o caso retornasse aos cuidados de Sérgio Muniz (já reconduzido ao cargo por Dilma Rousseff). Loureiro negou o pedido e o caso foi então parar no plenário do TRE maranhense.
Durante o julgamento, dois magistrados votaram para manter a audiência com Loureiro enquanto outros dois votaram a favor dos advogados de Roseana. Empate estabelecido, coube a quem desempatar? O voto final foi do juiz José Carlos Souza e Silva que, por uma dessas coincidências do Maranhão, era até pouco tempo presidente da Fundação José Sarney. O pedido de Versiani segue parado nas mãos de Sérgio Muniz.
Por Lauro Jardim
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
6:03 \ Congresso

Rumo a Israel

É uma dessas coisas que acontecem no Maranhão. No último dia 23 de novembro, José Eduardo Cardozo autorizou a Força Nacional de Segurança a socorrer o governo Roseana Sarney em meio ao apagão provocado pela greve da polícia. A força deve ficar no estado enquanto o governo tenta solucionar o impasse com os policiais.
Mas veja a preocupação do secretário de Segurança do Maranhão, Aluísio Guimarães Mendes Filho. Em plena crise, ele resolveu pegar carona em uma missão oficial da Câmara para Israel, com o objetivo de conhecer um certo projeto de tecnologia da informação que poderá ser instalado no Maranhão “e servir de modelo para o país”.
A ideia da missão (prevista para este mês) é de outro maranhense, o deputado Lourival Mendes (PTdoB), que pediu autorização da Câmara para dar carona ao secretário de segurança e a mais um assessor do governo Roseana. Quer dizer: dinheiro para reajustar o salário da polícia não tem, mas para importar um sistema de segurança de Israel está sobrando?
Por Lauro Jardim
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
14:23 \ Brasil

Obra de amor ao Maranhão

Texto em blog defende fundação estatizada
Inconformado com as críticas que recebeu por permitir que Roseana Sarney estatizasse a fundação que leva seu nome, José Sarney tratou de responder aos adversários em parábolas, num texto sobre “a burrice na política” publicado pela imprensa maranhense e no seu novo blog.
Depois de divagar sobre diferentes temas e ressaltar que sua melhor qualidade é a “paciência”, Sarney registra o seguinte trecho:
– É assistir o injusto debate de alguns idiotas sobre uma das maiores obras de amor e benemerência ao Maranhão que eu fiz: doar ao povo do Maranhão um patrimônio, como o que outros presidentes venderam, do meu valioso arquivo de mais de um milhão de documentos, 3 000 peças de museu de obras de arte e uma biblioteca de mais de 30 000 livros, muitos raríssimos, que acumulei ao longo de minha vida. E o fiz grandeza, amor e desprendimento.
Por Lauro Jardim
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
14:04 \ Governo

Força Nacional no Maranhão

Governadora pediu Força Nacional ao ministro
 Roseana Sarney pediu e José Eduardo Cardozo autorizou o deslocamento da Força Nacional de Segurança ao Maranhão para atuar no reforço da segurança pública do estado por trinta dias. O Ministério da Justiça não divulgou o tamanho do efetivo enviado para a terra dos Sarney.
Cardozo também autorizou o trabalho de bombeiros da Força Nacional na instalação de antenas que irão auxiliar no trabalho de inteligência do Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia, no Acre.
Ainda foi renovada por noventa dias a permanência do efetivo da força nas áreas de fronteira de dez estados.
Por Lauro Jardim
terça-feira, 30 de agosto de 2011
14:27 \ Partidos

Jeito peemedebista

O evento do PMDB, aliás, terá participação de Roseana Sarney. Depois de colocar o helicóptero da PM do Maranhão a serviço da família para passeios de fim de semana, Roseana irá palestrar – veja só – sobre “o jeito de governar do PMDB.”
Por Lauro Jardim
sábado, 16 de julho de 2011
1:33 \ Brasil

Quem manda aqui sou eu

AG. TITULAR
Ordem na casa - Maria do Rosário, Roseana e Luiza Bairros: conversa tensa
Não foi exatamente tranquila a visita oficial que as ministras Maria do Rosário e Luiza Bairros, dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial, fizeram ao Maranhão no mês passado. Numa reunião com lideranças quilombolas, as duas fizeram algumas promessas. Beleza. Depois, dirigiram-se ao Palácio dos Leões para uma audiência com Roseana Sarney. Ali, ouviram o que não queriam. Ciosa de sua autoridade, Roseana passou-lhes um pito. Disse que não admitia que fossem ao Maranhão oferecer coisas sem antes expô-las a ela: “Vocês têm de me respeitar. Não dá para chegar aqui, prometer e deixar a bomba na minha mão”.
Por Lauro Jardim
sexta-feira, 17 de junho de 2011
12:14 \ Governo

Sarney, acredite, perdeu uma…

Saiu hoje no Diário Oficial a nomeação do comunista Flávio Dino para a presidência da Embratur. José Sarney vetava de todas as maneiras a indicação de Dino, que foi derrotado por sua filha, Roseana, na disputa ao governo do Maranhão, para ocupar um cargo no Executivo federal. Agora terá que engolir o adversário político da família em um ministério comandado por um aliado, Pedro Novais.
Na verdade, Sarney soube da indicação pela própria Dilma. Numa conversa na semana passada, Dilma pediu a Sarney que passasse por cima das brigas regionais e aceitasse a nomeação. Sarney, então, pediu o seguinte: que ela nomeasse Dino e, em seguida, ele se diria surpreendido, numa reação coreografada destinada a aplacar as reclamações dos aliados locais. Não deu certo porque a nomeação de Dino vazou no início da semana…
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 16 de junho de 2011
17:23 \ Governo

Pedro Novais: em causa própria

Pedro Novais assinou um convênio com Roseana Sarney para liberar 2,86 milhões de reais para a restauração de um prédio histórico localizado em São Luís. E daí? Daí que Pedro Novais, deputado licenciado pelo PMDB do Maranhão, foi indicado para o Ministério do Turismo por José Sarney.
Por Lauro Jardim
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
18:40 \ Brasil

A derrota de Sarney

Horas antes de se eleger presidente do Senado pela quarta vez, José Sarney sofreu uma dura derrota política em sua terra natal. Explica-se. Apoiado por Sarney, o petebista Manoel Ribeiro perdeu a eleição para presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão para o peemedebista Arnaldo Melo.
A derrota do clã é ainda significativa, uma vez que, dias antes, o cunhado de Roseana Sarney, Ricardo Murad, desistiu da candidatura ao cargo ontem, por temer a derrota.
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
18:17 \ Brasil

O WikiLeaks inquieta Roseana

O iminente vazamento pelo WikiLeaks de uma enxurrada de explosivo material recolhido pelo ex-banqueiro suíço Rudolf Elmer sobre contas secretas na Suíça fez alguns brasileiros se precaverem. Roseana Sarney, através de seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, está entre esses brasileiros.
Kakay enviou ontem uma carta a Mark Stephens, advogado de Julian Assange, afirmando que Roseana não tem qualquer conta secreta na Suíça.
Num livro que publicou no ano passado na Suíça, Elmer garantiu que Roseana abrira uma conta no Julius Baer Bank em 1993. Mais: Roseana teria movimentado cerca de 150 milhões de dólares entre 1993 e 1999. O banqueiro comandava as operações do banco nas Ilhas Cayman nos anos 90.
Sustenta Kakay na carta:
- A informação está errada. Estive no Julius Baer Bank, na Suíça, e obtive documentos que provam que conta alguma foi aberta pela senhora Sarney ou por seu marido, senhor (Jorge) Murad.
O advogado de Assange ainda não respondeu à carta de Kakay.
Façam suas apostas: o WikiLeaks  fará um pente fino no material do banqueiro?
Por Lauro Jardim
quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mais um teste para Roseana no TSE

Aderson Lago recorrerá amanhã ao plenário do TSE para tentar reverter a decisão do ministro Hamilton Carvalhido que ontem liberou o registro de candidatura de Roseana Sarney ao governo do Maranhão. O primo de Jackson Lago, adversário de Roseana na disputa, quis enquadrá-la na Lei da Ficha Limpa, mas até agora não obteve sucesso perante o TRE/MA e o TSE.
Aderson vai sustentar que a candidata tornou-se impedida de se candidatar porque, além de ter tomado uma multa de 5 000 reais por campanha antecipada no ano passado, cometeu sim abuso de poder político – o que a enqudraria como ficha-suja.
Carvalhido livrou-a por entender que, nos autos, só consta a condenação de Roseana por propaganda irregular, o que por si só, pela nova lei, não a proíbe de concorrer.
Por Lauro Jardim

Rapidez em parte

A propósito, chama a atenção dos aliados de Jackson Lago a velocidade com que o caso de Roseana foi julgado por Hamilton Carvalhido. O ministro deu uma decisão sobre a candidata quatro dias e quatro horas após receber o processo. Já o caso de Jackson Lago, que Carvalhido, também relator, recebeu dia 14 de agosto e tem parecer do Ministério Público desde o dia 17, não há sequer previsão de quando haverá uma sentença (se será julgado individualmente ou pelo plenário).
Por Lauro Jardim
quarta-feira, 1 de setembro de 2010

TSE mantém candidatura de Roseana

O ministro Hamilton Carvalhido, do TSE, acaba de confirmar o registro de candidatura de Roseana Sarney ao governo do Maranhão. Carvalhido mandou arquivar o recurso de Aderson Lago para impedir a candidatura dela com base na Lei da Ficha Limpa.
O TRE/MA havia liberado o registro de Roseana, mas, Aderson, primo do adversário dela Jackson Lago, recorreu ao TSE. Ele queria barrá-la por considerar que Roseana estaria inelegível ao tomar uma multa de 5 000 reais por campanha antecipada no ano passado.
Na decisão, porém, Carvalhido disse que a multa por propaganda fora do prazo, por si só, não é motivo para tirar Roseana da disputa eleitoral. Seria, avalia o ministro, se ficasse configurada a prática de abuso de poder político – o que não ocorreu.
Por Lauro Jardim
segunda-feira, 30 de agosto de 2010

MP: Roseana, agora, é ficha suja


O Ministério Público Eleitoral mudou de opinião: agora Roseana Sarney é ficha suja. A vice-procuradora geral Eleitoral, Sandra Cureau, enviou ontem à noite parecer ao TSE em que concorda em barrar a candidatura à reeleição de Roseana ao governo do Maranhão.
Motivo: o TRE/MA condenou-a em dezembro do ano passado por propaganda antecipada, o que, segundo o MP, tornou-a inelegível até 2016. Para Cureau, é “irrelevante” o fato de a candidata já ter pago os 5 000 reais de multa da punição.
O curioso é que a procuradora Eleitoral do Maranhão, Carolina Höhn, teve entendimento diverso de Cureau. Quando falou pelo Ministério Público durante a sessão do TRE que absolveu a candidata, Carolina considerou-a ficha limpa.
Não foi a procuradora, portanto, que levou o caso de Roseana para o TSE. Coube a Aderson Lago, autor do processo de impugnação da candidata, fazê-lo.
Só que, antes, a defesa de Roseana havia movido um recurso no próprio TRE para multar ou até mesmo prender Aderson por ter movido a ação. O argumento frustrado: ele, por ser candidato a deputado federal, não teria legitimidade para impugnar outra candidata. Aderson é primo de Jackson Lago, adversário de Roseana. Foi por causa dessa batalha que o processo só chegou ao TSE no sábado à tarde.
Por Lauro Jardim
sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PT longe de Roseana

Boa parte dos candidatos do PT a deputado federal e estadual no Maranhão não põe o nome de Roseana Sarney em seus materiais de campanha.
Por Lauro Jardim
terça-feira, 17 de agosto de 2010

Contra-ataque de Roseana

Roseana Sarney decidiu contra-atacar a família de Jackson Lago. Está previsto para esta tarde o julgamento no TRE/MA de um recurso da defesa da candidata à reeleição ao governo que cobra a condenação de Aderson Lago por litigância de má-fé.
Foi ele quem entrou com pedido para enquadrar Roseana como ficha-suja, mas o TRE maranhense a absolveu.
Roseana quer que o tribunal multe ou até mesmo prenda Aderson, primo do seu adversário Jackson. Para incendiar ainda mais a disputa, qualquer que seja o resultado do recurso, Aderson irá ao TSE para barrar a candidatura de Roseana.
(Atualização às 18h29: os juízes do TRE/MA decidiram há pouco arquivar o recurso de Roseana contra Aderson Lago. Por seis votos a zero, eles entenderam que Aderson, candidato a deputado federal, tem sim legitimidade para questionar sua candidatura)
Por Lauro Jardim

Centenário no poder

Os opositores do Maranhão fizeram as contas: se somados todos os mandatos de José Sarney, Roseana Sarney e Sarney Filho, o clã já tem 107 anos de poder acumulado.
Por Lauro Jardim
segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Governo contra Roseana

Flávio Dino já definiu que, para combater Rosena Sarney, usará os dados estatísticos sobre o Maranhão produzidos por órgãos do governo Lula – que apoia Roseana.
As estatísticas sociais, educacionais e de saúde produzidas pelo Ipea e pelos ministérios – sempre mostrando o estado nas últimas posições de desenvolvimento em todos os setores após 45 anos de controle do clã Sarney – permearão toda a campanha de televisão do comunista.
Por Lauro Jardim
quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Quase sem debate

A eleição no Maranhão pode acabar com apenas um debate. A oposição a Roseana Sarney a acusa de estar coagindo as redes de televisão para não haver debate. O primeiro, da Band, que deveria ocorrer amanhã, já está formalmente cancelado.
A afiliada da emissora no estado, TV Maranhense, pertence ao deputado estadual Manoel Ribeiro, do PTB, ligadíssimo a José Sarney.
Ironicamente, o único debate garantido é o da afiliada da Globo, Rede Mirante, que pertence à família Sarney. Segundo opositores, trata-se de uma imposição da direção nacional da emissora.
Por Lauro Jardim
sexta-feira, 6 de agosto de 2010

E o Ministério Público piscou antes…

E não é que o Ministério Público piscou primeiro (leia mais detalhes na nota postada às 11h31). A procuradora eleitoral no Maranhão, Carolina da Hora Höhn, acaba de recorrer ao TSE para impugnar a candidatura de Jackson Lago ao governo do Maranhão. Os advogados da coligação de Lago, por sua vez, decidiram que também vão à Corte Superior para tentar impedir a participação da adversária Roseana Sarney na disputa. O recurso da defesa de Lago será apresentado amanhã.
Vale lembrar, que Lago e Roseana foram considerados na terça-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral fichas-limpas.

O link aqui

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/tag/roseana-sarney/

Nenhum comentário:

Postar um comentário