quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ainda tem muita coisa para ser descoberto até eles chegarem em um totalmente habitado é uma questão de tempo não vai ser assim tão rápido.

Astrônomos detectam vapor d'água no planeta anão Ceres


Do UOL, em São Paulo
  • IMCCE-Observatoire de Paris / CNRS / Y.Gominet, B. Carry
    Concepção artística mostra vapor de água sendo expelido em dois pontos do planeta-anão Ceres Concepção artística mostra vapor de água sendo expelido em dois pontos do planeta-anão Ceres
A revista especializada em ciência Nature destaca a notícia de que foi confirmada presença de água no planeta-anão Ceres, localizado no chamado Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter.
Com diâmetro de cerca de 950 km, Ceres é o corpo mais maciço dessa região do Sistema Solar, respondendo por cerca de um terço do total da massa do cinturão. Até 2006, quando recebeu a classificação de planeta-anão, Ceres era considerado um asteroide gigante.
Anteriormente, minerais hidratados (tidos como vestígios da presença de água) já haviam sido encontrados em Ceres, mas a nova pesquisa detectou vapor d'água.
A descoberta dá mais pistas aos astrônomos sobre as fontes de água em Ceres e a composição de seu solo.
Leia mais em: http://zip.net/bll83Y

O planeta-anão divide sua órbita com o Cinturão de Asteroides, que contém uma área chamada de Cintura Principal, na qual os corpos presentes no Sistema Solar são classificados como secos ou gélidos.
Há teorias que propõem que corpos gélidos, como cometas, tenham migrado do cinturão, e a descoberta de água em Ceres dá força a essas teses.
A taxa de produção de água medida no planeta anão indica que sua fonte seja ou originada por camadas de gelo próximas a sua superfície ou por gêiseres.O fato de terem sido encontradas mais de uma fonte de água leva os astrônomos a acreditar que Ceres tenha um manto de gelo.
A descoberta de atividade ligada a água no cinturão de asteroides, afirma a Nature, reforça a ideia de que cometas e asteroides sejam mais semelhantes do que se pensa.
Leia mais em: http://zip.net/bll83Y

 o link mostra as fotos.

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/ciencia/2014/01/22/astronomos-detectam-vapor-dagua-no-planeta-anao-ceres.htm#fotoNav=1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário