sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Quem garante isto! alguem vai acompanhar para saber se realmente não estão espionando, eles nunca pararão de fazer isto, faz parte da segurança deles e são donos do sistema monitoram isto.

Obama diz que limitará espionagem de líderes aliados

O presidente americano, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira que não haverá mais espionagem de chefes de Estado e de governo "de nossos amigos próximos e aliados, ao menos que haja uma forte razão de segurança nacional".
"Se eu quero saber o que nossos amigos e aliados pensam, vou pegar o telefone e ligar para eles, em vez de recorrer à espionagem", disse, durante um longo discurso sobre a prometida reforma da Agência Nacional de Segurança (NSA, da sigla em inglês). Dentre os vigiados, estão a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã, Angela Merkel.
Obama disse que instruiu sua equipe de inteligência para aprofundar a cooperação com aliados para "reconstruir a confiança". O presidente não citou que países são considerados "amigos próximos e aliados".
Mas disse que continuará a coletar inteligência ao redor do mundo, "do mesmo jeito que outros países fazem. Não vamos pedir desculpas porque nossos serviços são mais efetivos".
Ele também determinou ao Departamento de Estado designar um coordenador para diplomacia internacional, que servirá como ouvidor e negociador das reclamações e questões de governos estrangeiros, uma área onde se considera que o governo americano demorou a dar respostas. A Casa Branca terá um conselheiro especial para cuidar de preocupações de privacidade.
Diversos anúncios, entretanto, não foram acompanhados de maiores detalhes sobre sua implementação ou o que dependerá de aprovação do Congresso.
Ele também não falou se a NSA continuará a tentar quebrar códigos ou softwares, como revelado pelas denúncias.
As maiores reformas anunciadas, a serem implementadas entre os próximos quatro meses e um ano, se referem à redução da coleta de dados sobre telefonemas nos EUA e no exterior, que ainda serão armazenados pela NSA, mas em menor escala _ e o acesso a eles dependerá de ações judiciais e o cargo de defensor público de privacidade será criado.
No discurso, em que Obama tentou equilibrar preocupações do Congresso, das agências de inteligência, líderes estrangeiros, empresas de tecnologia e organizações que defendem direitos humanos, Obama disse que "corporações estão seguindo vocês também, é assim que surgem as propagandas na tela de seu aparelho celular".
Em mensagem dirigida à comunidade internacional, ele falou que "não coletamos inteligência para dar uma vantagem competitiva a empresas ou setores comerciais americanos" e que queria dar "um passo inédito ao estender certas proteções a cidadãos estrangeiros no respeito à privacidade".
SNOWDEN
A revisão dos processos da NSA foi anunciada em agosto último pelo presidente Obama, depois de dois meses de críticas e revelações feitas pelo ex-analista da NSA Edward Snowden, atualmente asilado na Rússia. Snowden foi citado no discurso de hoje por Obama. Ele disse que não queria opinar sobre as ações ou motivações de Snowden, e que "a
maneira sensacionalista que os vazamentos foram divulgados causaram dano ao país".
"A defesa da nossa nação depende em parte da fidelidade daqueles a quem confiamos os segredos da nação. Se qualquer indivíduo que faz objeções à política do governo pode pegar em suas mãos informação confidencial, nunca seremos capazes de manter nosso povo seguro", disse, em clara referência a Snowden.
O presidente disse que os EUA eram cobrados de forma diferente que outros países. "Ninguém espera da China um debate aberto sobre espionagem, nem da Rússia levar em conta as preocupações com a privacidade de seus cidadãos".
Obama usou diversos exemplos históricos para justificar a espionagem, da inteligência sobre os britânicos na guerra da Independência americana à quebra de códigos japoneses e alemães durante a Segunda Guerra.
Mas afirmou que estados totalitários, como a Alemanha Oriental, lembram dos excessos da espionagem.
"Nem os EUA foram imunes aos exageros" e citou a espionagem de Martin Luther King feita pelo próprio governo, à época de J. Edgar Hoover à frente do FBI.
Afirmou que os atentados de 11 de setembro provocaram excessos na ampliação da inteligência.
"Fomos chacoalhados pelos sinais que não captamos sobre a preparação dos atentados do 11 de setembro."
Parte das reformas será enviada ao Congresso. Obama não falou em deixar de coletar os dados de emails ou telefone, como os defensores da privacidade pediam _ boa parte do discurso foi sobre o armazenamento e o período do mesmo.
O senador republicano Rand Paul afirmou na CNN que esperava "o fim desse armazenamento" e da espionagem generalizada.
O ex-secretário de Defesa Robert Gates, que está lançando um polêmico livro de memórias nos EUA, falou à rede CNN que as mudanças na NSA "podem deixar o país mais inseguro", repetindo o que parte das forças armadas e dos serviços de inteligência tem opinado na imprensa americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário