terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Pronto não precisa ir muito longe aqui mesmo no pais tem coisas bonitas e boas para se divertir e curti.

As praias de água doce que oferecem natureza exuberante

Algumas delas bem longe do circuito turístico

FILIPE MAURO
21/01/2014 07h30
Kindle
Share
ALTER DO CHÃO (Foto: Dib/Pulsar)
 
ALTER DO CHÃO (Foto: reprodução)
Nem só de mar vive o verão brasileiro. O país tem a maior reserva de água doce do mundo. Rios e lagos somam uma área de mais de 7,5 milhões de quilômetros quadrados – nada menos que 40 vezes a faixa litorânea do país. Ainda assim, muita gente não conhece as praias de rios, locais com orla de areia clara, natureza exuberante e tranquilidade para quem quer se refrescar longe do burburinho das disputadas praias marítimas do Nordeste e do Sudeste – destino de 70% dos brasileiros que viajam pelo país durante o verão.
Escolher uma praia fluvial implica, em geral, um turismo mais selvagem e com menos estrutura. As praias fluviais são mais vazias e preservadas, ficam próximas a cidades pequenas e rodeadas de matas virgens. Boa parte delas oferece opções de turismo ecológico, com trilhas que levam a cachoeiras, nascentes e paisagens exuberantes. Há poucos resorts e as hospedagens costumam ser simples. Entre os restaurantes, predominam variações de peixes frescos. É o tipo de viagem que aproxima o turista da comunidade local. Mesmo para aqueles que não abrem mão do conforto de hotéis sofisticados e restaurantes badalados, vale o risco: a beleza da vegetação, das grutas e das nascentes costuma dar um novo sentido à palavra conforto.
>> A estação das viagens
Alguns destinos já ganharam reconhecimento internacional, caso dos bancos de areia do Rio Tapajós, em  Alter do Chão, no Pará. O lugar venceu, em 2009, uma eleição promovida pelo jornal britânico The Guardian para escolher a melhor praia do mundo. De lá para cá, o número de leitos quase triplicou em Alter do Chão: de 152 quartos para 439. Apesar da fama internacional, o sossego continua garantido.
>> Novos rumos para você
>> As paisagens encantadoras do lado Pacífico do México
A cidade de Itararé, divisa entre São Paulo e Paraná, é cortada pelo Rio Verde, famoso pelas cascatas e cânions. Por conta das corredeiras que se formam em alguns trechos, tornou-se um ponto de encontro daqueles que amam esportes radicais, como o rafting ou sua versão “café com leite” – o boiacross.
Em Itacajá, no Tocantins, descer o Rio Manuel Alves Pequeno até a orla da Praia do Bacuri Grande se tornou uma mistura de competição e programa de Carnaval. A cada ano, centenas de famílias promovem o Rally das Águas. Em 2012, quando o evento ganhou repercussão nacional, o número de participantes chegou a 1.000. Um ano depois, os foliões aquáticos se multiplicaram, somando 3.500 pessoas sobre balsas, no mês de julho. A seguir, nove opções de praias de rios para quem quer mergulhar em novas paisagens.

Nove opções de praias de rios para quem quer mergulhar em novas paisagens (Foto: Ale Ruaro/Pulsar, Ricardo Azoury, Andre Dib/Pulsar, João Prudente/Pulsar, divulgação, Delfim Martins, Renato Soares/Pulsar e reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário