sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Aqui também te turismo, veja uma opção.

"Nova Ibiza", ilha croata atrai turistas em busca de diversão e belas paisagens

Visitantes de Hvar também podem conhecer os arredores do arquipélago, com grutas e praias pouco movimentadas

Patrícia Dichtchekenian/Opera Mundi

Ilha de Hvar também proporciona pequenas praias com pouco movimento para quem não quer bares e casas noturnas

Marcada por conflitos armados no decorrer de sua história, a Croácia parece ter superado as dificuldades do passado e investido no que tem de melhor: a costa contornada pelo mar adriático cristalino. Uma das ilhas paradisíacas é Hvar, conhecida não só pelas belezas naturais, mas também pelo agito noturno que lhe rendeu o apelido de “nova Ibiza”.

Leia mais: Holanda quer cobrar de presos locais taxa diária de 16 euros

Apesar de o perfil principal dos visitantes de Hvar (na pronúncia gutural “huár”, segundo os locais) ser de jovens, o local é um ótimo destino para pessoas de todas as idades.  No centrinho rodeado por restaurantes que oferecem as mais refinadas lagostas, desfila-se uma série de tendinhas cujos habitantes vendem produtos locais, como saches de lavanda.

Patrícia Dichtchekenian/Opera Mundi

Ilha de Hvar também proporciona pequenas praias com pouco movimento


Para aqueles que querem fugir das baladas, também é possível explorar os arredores da ilha: excursões diárias saem para a cidade de Vis, por exemplo, que possui diversas prainhas ao seu redor. Outra opção é se aventurar na ilha de Bisevo, onde está situada a Gruta Azul e, não muito longe dali, a Gruta Verde. Dois passeios obrigatórios para quem procura contato com belezas naturais.

Leia mais: Castello Branco rompeu relação com Cuba após perder queda de braço em conselho de ministros

A partir do final da tarde, os jovens, de todas as partes do mundo, dividem o tempo entre o “esquenta” no bar “Hula-Hula” e casa noturna “Carpe Diem”. Para se chegar à boate, é preciso pegar uma lancha disponibilizada pela própria organização, que leva os clientes a uma ilhazinha com o mesmo nome da festa. Lá, além da pista de dança, há também uma piscina e o próprio mar à disposição dos frequentadores que, ao fim da noite, continuam a festa na água.
A maneira mais fácil para se chegar a Hvar é por meio de uma balsa que sai do porto da cidade de Split até sete vezes por dia na alta temporada. Chegando à estação, há dezenas de pessoas tentando convencer os visitantes a alugar um quarto em seus apartamentos, albergues e pensões. Aos que não têm nada definido e com orçamento apertado, pode ser uma boa alternativa. Mas aos que procuram o luxo e  o conforto que fazem jus à ilha, o Hotel Riva, situado em frente ao porto de iates, é uma opção melhor.

Outros destinos

Uma das vantagens de se fazer turismo na Croácia é a facilidade de transporte. Lanchas, balsas e catamarãs são os meios mais convencionais de saltar de um lugar para o outro, mas o ônibus é uma escolha também interessante, até por ser mais barato. A verdade é que eles podem levar a todas as partes, mas jamais acredite no horário previsto para a chegada.

Patrícia Dichtchekenian/Opera Mundi

A ilha de Palmižana é boa opção de viagem perto de Hvar para ver paisagens como as Grutas Azul e Verde


A estrada cheia de curvas labirínticas e fechadas, somada à movimentação das pequenas praias que se desenvolvem e se estabelecem à beira da rodovia, tornam a viagem mais longa do que se imagina. Mas é impossível reclamar quando se observa a paisagem.

Independentemente do meio de locomoção escolhido, as melhores opções de viagem na Croácia são a capital Zagreb, Split e Dubrovnik. Outras possibilidades são países localizados na mesma região, como Bósnia, Albânia e Montenegro, que possibilitam experiências para todos os gostos e estilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário