segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ela andou muito para chegar até lá, será que valeu apena espero que sim pois suas informçaões poderão ser útil algum dia e poderá servir muito aqui tão tão distante ????

Sonda espacial que visitará cometa tenta despertar de 'hibernação' hoje

A sonda espacial europeia Rosetta, a primeira tentar um encontro com um cometa, deve despertar hoje de um período de "hibernação" de dois anos e meio para voltar a se comunicar com a Terra.
Após ter viajado 807 milhões de quilômetros, a espaçonave robótica terá seus sistemas plenamente religados para se preparar para a etapa final de sua viagem em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
O estado de hibernação foi induzido de 2011 até agora para que a sonda economizasse energia durante a parte mais longa de sua viagem.

ESA/Divulgação
Ilustração mostra a sonda Rosetta se aproximando do núcleo do cometa que deve encontrar em agosto
Ilustração mostra a sonda Rosetta e o núcleo do cometa que deverá explorar em agosto
Engenheiros enviarão um sinal às 8h00 desta segunda-feira (hora de Brasília) com comandos para que a sonda religue todos os seus sistemas, execute manobras de rotação e transmita um sinal de volta à Terra. Se tudo correr bem, a confirmação chega de volta ao planeta até 16h30.
O procedimento lento se deve à distância a que a sonda está da Terra: ondas de rádio levam 45 minutos para percorrer o trajeto. Em maio, a Rosetta acionará propulsores para ajustar sua trajetória final. O encontro com o cometa, para o qual a sonda enviará um módulo de aterrissagem, ocorrerá em agosto, perto da órbita de Júpiter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário