segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Um bom crescimento mais ainda eles não estão satisfeito.

20/01/2014 - 03:23

PIB

Economia da China mantém ritmo e cresce 7,7% em 2013

Índice divulgado nesta segunda-feira é igual ao de 2012, quando o Produto Interno Bruto (PIB) chinês chegou a seu nível o mais baixo nos últimos 14 anos

Vista do distrito de negócios da cidade de Pequim, na China
Vista do distrito de negócios da cidade de Pequim, na China (Wang Zhao/AFP)
A economia da China, a segunda maior do mundo, cresceu 7,7% em 2013, apontam os números oficiais divulgados nesta segunda-feira. O resultado significa uma expansão igual ao do ano anterior, quando o Produto Interno Bruto (PIB) chinês foi o mais baixo desde 1999, o que confirma o esfriamento gradual da economia do país à medida que se esgota o modelo de forte crescimento baseado no investimento com foco nas exportações.
Leia mais:
Balança comercial chinesa pode desacelerar neste ano
China tem alta de 12,8% no superávit comercial em 2013
Inflação na China atinge menor marca em 7 meses

Ainda assim, o PIB ficou 0,2 ponto percentuais acima do objetivo do governo, que tinha fixado como meta um crescimento de 7,5% para o ano passado. Segundo os dados do Escritório Nacional de Estatísticas, no quarto trimestre de 2013 a economia chinesa reduziu seu crescimento para 7,7%, depois de ter aumentado 7,8% no terceiro trimestre. No cômputo geral, o Produto Interno Bruto do país alcançou em 2013 56,88 trilhões de iuanes (9,31 trilhões de dólares).
Em nota, o Escritório Nacional de Estatísticas considerou que a economia "mostrou crescimento estável e moderado" mesmo diante de "condições externas e internas complicadas". Com objetivo de mudar o modelo baseado nas exportações, responsável por taxas de dois dígitos no PIB da última década, as autoridades chinesas anunciaram ano passado uma série de profundas reformas para gradualmente deslocar o motor da economia para o consumo interno, possibilitando um crescimento estável a longo prazo.
Leia também:
China alfineta EUA e pede ao FMI mais poder para emergentes

Neste sentido, o governo informou que as vendas no varejo cresceram 13,1% em 2013 na comparação com o ano anterior, com um volume de 23,44 trilhões de iuanes (3,84 trilhões de dólares). Além disso, a produção industrial cresceu 9,7% no mesmo período, também segundo os dados oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário