domingo, 9 de outubro de 2011

E esta ilha que tal.

Ilhas Maldivas: um paraíso ameaçado

Ilhas Maldivas
Considerado o país mais ameaçado do mundo pelos efeitos do aquecimento global, as Ilhas Maldivas – um paraíso fincado no Oceano Índico – anunciou um plano para zerar suas emissões de carbono nos próximos 10 anos. O país sofre por ser a nação mais baixa do planeta. Cerca de 80% de suas terras, constituídas de 1200 ilhas, não ultrapassam um metro acima do nível do mar e já há efeitos reais no cotidiano da população. Ao redor da capital, Malé, já foi construído um muro de contenção de enchentes com 3 metros de altura, mas as faixas de areia não param de diminuir.
A preocupação é tão iminente que o governo já faz planos de adquirir terras na Índia ou Sri Lanka para mudar o país de lugar caso o mar alague tudo.
Paralelamente a isso, as Maldivas assinaram um plano da ONU para se tornar o primeiro país livre de emissões de carbono e auto sustentáveis. Juntos nessa corrida estão a Costa Rica, Islândia, Noruega, Nova Zelândia e Mônaco. É a “Copa do Mundo do Carbono”, como os ambientalistas têm chamado. O bom dessa disputa é que ganhamos todos.
Paraíso ameaçado em função do Aquecimento Global
Como escreveu a jornalista Cláudia Carmello no excelente blog Viajante Consciente, tomara que essa disputa sirva de exemplo para o mundo inteiro e salve o nosso paraíso de lua-de-mel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário