quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Este é o velero que não guentou a carga !!!!!!!!

Após incidente, Vale manterá plano de operar com supernavios
07 de dezembro de 2011 • 16h00 •  atualizado 16h42

O navio Vale Beijing, em sua primeira viagem, apresentou rachaduras nos dois lados do cascoO navio Vale Beijing, em sua primeira viagem, apresentou rachaduras nos dois lados do casco
Foto: Reuters
A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, não pretende abandonar seus planos de operar com super cargueiros de 400 mil t após o incidente com o navio Vale Beijing, que apresentou rachaduras no casco durante carregamento no Maranhão. "Construímos os navios para sermos mais eficientes, mais competitivos, e para operar de maneira mais sustentável", afirmou nesta quarta-feira a jornalistas em Londres o diretor executivo de Minério de Ferro e Estratégia, José Carlos Martins. "Não vamos parar com os navios de 400 mil t", acrescentou.O navio Vale Beijing, em sua primeira viagem após ser entregue pelo estaleiro sul-coreano STX Pan Ocean, apresentou rachaduras nos dois lados do casco. A mineradora informou que ainda busca entender o que ocorreu no Maranhão.A embarcação iria carregar aproximadamente 380 mil t de minério de ferro, mas a operação foi interrompida quando haviam sido colocados no navio cerca de 260 mil t. O Vale Beijing foi removido para outro local no porto de Ponta da Madeira, em São Luís, para avaliação e eventual reparo.Martins disse ser cedo para avaliar se poderá haver uma revisão nos contratos com os construtores da frota de super cargueiros, mas que no momento não há intenção de realizar qualquer mudança. "Temos um acordo com os estaleiros e eles têm prazos para entregar os navios. Se as embarcações passarem nas inspeções, irão navegar. Não vamos mudar, vamos manter o plano", disse.Portos chineses
Martins também comentou o problema do acesso dos super cargueiros aos portos da China, país que é o maior importador mundial de minério de ferro e o principal cliente da mineradora brasileira.
Martins foi questionado se estaria ocorrendo uma proibição por parte das autoridades chinesas da entrada dos navios nos portos do país, atendendo a pressões de armadores na China que reclamam de prejuízos para seus negócios com a entrada em operação dos super cargueiros da Vale. "É difícil especular o que está acontecendo", afirmou. "O maior problema é o excesso de capacidade que foi construído (no mercado de navios). Não somos quem construiu esse excesso de capacidade. Só queremos navios mais competitivos".Martins afirmou que a companhia está conversando com autoridades chinesas sobre o que está emperrando a entrada dos super cargueiros no país. Mas afirmou que vai levar tempo até que essas embarcações possam atracar em portos chineses e que a companhia está avaliando alternativas para operar com a frota de supernavios.Há um porto em construção na Malásia que poderia receber toda a frota da Vale, disse Martins, indicando que seria a forma de utilizar os grandes cargueiros para o fim planejado, o de reduzir custos no transporte de minério para a Ásia. Da Malásia, a empresa poderia utilizar outras embarcações para levar o minério aos países da região.
Supernavio da Vale racha em porto do Maranhão Foto: Reuters
O Vale Beijing ficou pronto recentemente. É o primeiro de oito super cargueiros que serão entregues pela STX Pan Ocean até 2013 para transportar minério de ferro da Vale. Todos possuem capacidade de transporte de 400 mil toneladas
 
Supernavio da Vale racha em porto do Maranhão Foto: Reuters
Segundo funcionários locais, o dano na embarcação pode ter sido causado durante o carregamento ou o navio possui problemas estruturais
Supernavio da Vale racha em porto do Maranhão Foto: Reuters
As encomendas dos supernavios integram a estratégia da Vale para reduzir custos de frete no mercado internacional

Supernavio da Vale racha em porto do Maranhão Foto: Reuters
Segundo o analista Rodrigo Barros, do Deutsche BankSecurities em São Paulo, o problema não deverá impactar o resultado financeiro da mineradora no quarto trimestre deste ano
Supernavio da Vale racha em porto do Maranhão Foto: Reuters
O cargueiro Vale Beijing deveria ter deixado o terminal de Ponta da Madeira, no domingo, com destino ao porto de Rotterdam, na Europa. Atracou no Maranhão na última sexta-feira para receber a carga

Supernavio da Vale racha em porto do Maranhão Foto: Reuters
Na terça-feira, a Vale deslocou o navio para outra parte do porto. "Na área de fundeio, a STX Pan Ocean (dona do navio afretado pela Vale) poderá continuar, com segurança, os trabalhos de análise dos danos e reparos do navio projetado e construído pela STX Pan Ocean", afirmou a mineradora
Supernavio da Vale racha em porto do Maranhão Foto: Reuters
O navio foi transportado para a chamada área de fundeio, localizada a cerca de 9 km do píer da Vale. Técnicos avaliam se o navio será descarregado para então passar por reparos. Uma equipe de técnicos coreanos já chegou ao local para ajudar a solucionar o problema

Supernavio da Vale racha em porto do Maranhão Foto: Reuters
O navio gigante a serviço da Vale que apresentou problemas após ser carregado com quase 400 mil t de minério de ferro no Maranhão sofreu rachaduras no casco
Supernavio da Vale racha em porto do Maranhão Foto: Reuters
O Vale Beijing foi carregado com minério de ferro suficiente para produzir uma quantidade de aço para a construção de três pontes Golden Gate

Supernavio da Vale racha em porto do Maranhão Foto: Reuters
Construído pela sul coreana STX Pan Ocean, o Vale Beijing é o primeiro de oito supercargueiros que serão entregues pela empresa até 2013
Supernavio da Vale racha em porto do Maranhão Foto: Reuters
O contrato de afretamento entre Vale e STX para estes navios, fechado em 2009, é da ordem de US$ 6 bilhões

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