Internautas ajudam nas buscas pelo avião da Malaysia Airlines
Uma operadora de satélites americana decidiu publicar imagens do Golfo da Tailândia online. A intenção é permitir que, examinando as fotos, os internautas ajudem a encontrar sinais do voo desaparecido
REDAÇÃO ÉPOCA
12/03/2014 11h50
- Atualizado em
12/03/2014 12h12

Autoridades e equipes de busca oficiais ainda não encontraram sinais do
voo MH370, da Malaysia Airlines, que desapareceu no último sábado. Em meio a informações desencontradas em relação ao último paradeiro do avião,
uma empresa norte-americana decidiu que a melhor maneira para resolver o
mistério é recorrer à força das massas. A Digital Globe enviou dois de
seus satélites para mapear os locais de busca no Golfo da Tailândia e no
mar da China. A empresa também faz imagens do Estreito de Mallaca,
depois de informações divulgadas na terça-feira (11), e posteriormente
questionadas, levantarem a hipótese de que o avião tinha se distanciado
em muito de sua rota original. A intenção é mirar em áreas que não foram
cobertas por outros satélites ou onde o mal tempo pode ter dificultado
as buscas.
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As imagens feitas são publicadas no site de crowdsourcing Tomnod, onde internautas podem ajudar a identificar os destroços de acidentes e outros ocorridos. Desde que as imagens da Digital Globe passaram a ser publicadas, o Tomnod começou a experimentar dificuldades para se manter no ar, dada a quantidade de internautas que tenta acessar a página. Na segunda-feira (10), quando as primeiras fotos foram publicadas, o site recebeu mais de 500 mil visitantes únicos em menos de 24 horas. Segundo Luke Barrington, diretor sênior de big data geoespacial da Digital Globe, disse ao The Wall Street Journal, as primeiras imagens foram vistas por mais de 100 mil voluntários que examinaram cada pixel mais de 100 vezes. Nenhum deles encontrou qualquer sinal dos destroços do voo. No caso de algum sinal ser encontrado, o internauta pode enviar um aviso pelo próprio Tomnod.
A Digital Globe faz imagens de satélite para governos e clientes privados. Serviços de crowdsourcing no caso de crises e desastres naturais são prestados de graça. No ano passado, a empresa ajudou nas buscas pelo navio Nina, que desapareceu em algum ponto na costa da Austrália.
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